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A FLORA BACTERIANA INTESTINAL DO RECÉM-NASCIDO

O recém-nascido já conta com uma quantidade limitada de acidófilus (lactobacilus e bifidobactérias) provenientes da flora intestinal da mãe.

A concentração de bactérias aumenta com o crescimento do bebé até que estabiliza.

De acordo com a alimentação e as condições intestinais, a flora bacteriana irá sofrendo modificações tanto quantitativas como qualitativas.

A flora bacteriana normal designa-se por eubiótica.

 

FUNÇÕES DA FLORA INTESTINAL

É IMPRESCINDÍVEL PARA MANTER UM BOM ESTADO DE SAÚDE

  • Efeito defensivo e de barreira: controla a proliferação de agentes patogénicos externos
  • Ajuda a digestão
  • Regula a motilidade intestinal
  • Protege a mucosa intestinal
  • Favorece a síntese das vitaminas (B2, B6, B12, K, biotina)
  • Mantém o PH intestinal em níveis adequados
  • Estimula o metabolismo dos ácidos biliares e das hormonas esteroides

MULTIPLICAM-SE NO INTESTINO, AUMENTANDO A FLORA INSTESTINAL E AS DEFESAS IMUNITÁRIAS

PRINCIPAIS MICRO-ORGANISMOS EUBIÓTICOS

  • ANAERÓBIOS: Bifidumbacterium e bacteroides
  • AERÓBIOS: Escherichia coli, enterecocos, lactobacillus, pequenas colónias de proteus, clostrídios, estafilococos.

AS BACTÉRIAS DO LEITE

  • Favorecem a acidificação da flora intestinal e dificultam o desenvolvimento de bactérias patogénicas
  • Aumentam a flora láctica autóctone e as bifidobactérias, os micro-organismos mais importantes para o bebé durante o aleitamento

ALTERAÇÕES DA FLORA INTESTINAL: DISBIOSE

Factores que a podem induzir

Exógenos

  • Tipo de alimentação
  • Uso de antibióticos
  • Stress
  • Obstipação
  • Deficiente mastigação dos alimentos
Consequências

  • Alteração do ecossistema intestinal
  • Diminuição da capacidade imunitária do intestino

COMO MELHORAR A SAÚDE INSTESTINAL

É importante fazer uma alimentação equilibrada e variada, em que não faltem determinados componentes especialmente relacionados com o bom funcionamento do sistema digestivo.

  • Hortaliças e frutas frescas
  • Óleos vegetais, frutos secos e gérmen de trigo
  • Iogurtes, kefir e outros produtos lácteos fermentados
  • Fibras de cereais integrais, legumes, hortaliças, frutas e frutos secos
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FACTORES QUE INFLUENCIAM O ESTADO DA MUCOSA INTESTINAL

A híper-permeabilidade intestinal ocorre quando as paredes do intestino se inflamam e são atacadas por substâncias prejudiciais, ou quando a dieta é pobre em substâncias protetoras.

Aumentam a permeabilidade intestinal:

  • O excesso de gorduras animais e de proteínas animais
  • Alguns medicamentos: os antibióticos que danificam a boa flora intestinal, as ácido acetilsalicílico que corroem a mucosa digestiva e que, por isso, não devem ser tomadas com o estômago vazio.
  • As intolerâncias alimentares: que provocam a fermentação dos nutrientes que não conseguimos digerir corretamente (lactose, glúten, caseína…) originando subprodutos que irritam a mucosa.
  • Ingestão insuficiente de carotenos e/ou vitamina A: essenciais para preservar o bom estado da pele e das mucosas.
  • Uma dieta abundante em vegetais: estimula o desenvolvimento de bactérias intestinais benéficas: lactobacilus, acidófilus e bifidus.
A flora intestinal é imprescindível para manter um bom estado de saúde

 

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