A Chegada de Um Irmão

 

“Eu não sei porque estão todos tão felizes. Disseram-me que eu ia poder brincar muito com o meu irmãozinho, mas ele nem sabe segurar a cabeça … Ele não sabe fazer nada! Ainda para mais, ele passa o dia todo ao colo da mãe. Eu não estou nada feliz!”

É normal que a chegada de um novo bebé à família possa despertar o ciúme nos irmãos. É uma reação frequente, considerada como um estágio adaptativo, que só é verdadeiramente preocupante se a situação se prolongar ao longo do tempo e se tornar incontrolável.

Esta fase é superada com naturalidade, paciência, muito amor e alguns truques.

  • Não espere até que o bebé nasça para dar a notícia aos irmãos. Quando a gravidez é óbvia é o momento perfeito para começar a falar sobre o bebé que está para chegar.
  • Crie uma expetativa positiva, mas realista, da chegada do novo mano. Explique como é um bebé recém-nascido, o que pode e não pode fazer nos primeiros meses e de que forma vai poder brincar com ele. Compre livros de histórias que celebrem a chegada de um novo irmão ou irmã.
  • Lembre-se de que há tempo para todos e, embora o recém-nascido precise de toda a nossa atenção, é muito importante encontrar tempo para os mais velhos. O papel do pai é fundamental, para a mãe poder dividir o tempo e assim todos serem bem cuidados e alvo de atenção.
  • Fazer atividades em família é sempre uma boa ideia, aproveitando, por exemplo, a altura de ir dormir, os mais velhos podem ser os protagonistas e ler ou contar uma história ao novo bebé.
  • Deixe que os mais velhos participem em pequenas tarefas de cuidados do bebé, isso fará com que se sintam mais incluídos, responsáveis e por isso menos ciumentos.
  • É importante reconhecer os méritos de todas as crianças, elogiando os seus esforços e bom comportamento. No caso do irmão mais velho, não assuma que o cumprimento das suas tarefas é uma obrigação, mas reconheça que ele faz um esforço para assumir a sua responsabilidade diária e isso deve ser assinalado positivamente.

 

Devemos tentar que as crianças mais velhas estejam envolvidas em cuidar do novo membro e torná-las cúmplices da situação, o novo bebé nunca deve ser visto como concorrente, e o amor é um dos antídotos que nunca falha nessas situações.

Transforme os seus filhos em cúmplices, não em concorrentes. Felicidades!

A Humana Portugal Lda., é uma empresa DMK Baby, do grupo alemão Deutsches Milchkontor GmbH, empresa líder na investigação, desenvolvimento e produção de alimentos para bebés e crianças, que fabrica e distribui produtos em mais de 50 países em todo o mundo. A Humana comercializa em Portugal uma gama completa de leites para bebés e crianças, suplementos infantis e alimentos homogeneizados 100% biológicos e suplementos alimentares, especialmente desenvolvidos para satisfazer as necessidades de lactentes e crianças.

A gama de produtos Humana encontra-se disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira em toda a rede de farmácias e parafarmácias.

Pin It on Pinterest

Share This