2ª Fase da Gravidez: Adaptação

Semanas 13 – 19

Nesta fase da gravidez, você já está a acostumar-se com a ideia de que vai ser mãe.
Chegou a altura de comunicar a boa nova a um círculo mais amplo de conhecidos. Especialmente a partir da 13ª semana, o enjoo matinal e outros sintomas costumam diminuir, o bem-estar físico e emocional melhora claramente.

Em geral, o segundo trimestre, a partir da semana 14, é menos stressante comparado ao primeiro, por isso é o chamado “período de lua de mel”.

Com o anúncio “público” da sua gravidez, vai começar a receber muitos comentários e reações dos seus pais, familiares, amigos, conhecidos ou colegas de trabalho.
É natural que partilhem da sua alegria por isso irá sentir-se ainda mais feliz!

No entanto, é muito possível que a sobrecarreguem com conselhos e que conheça pessoas, especialmente outras mães que “sabem tudo”. Normalmente a intenção é ajudar, partilhando experiências, mas não se sinta pressionada. Aos poucos, você e o seu companheiro irão decidindo a vossa forma de viver a gravidez e, mais tarde, a maternidade.

No caso de uma gravidez planeada, é natural que sinta uma grande alegria partilhando desta emoção com seu parceiro, mas também poderá enfrentar as preocupações que surgem com as inevitáveis mudanças de vida. No caso de uma gravidez não desejada, as suas dúvidas provavelmente serão: “Será que vou conseguir que tudo dê certo?” (económico, social, organizacional, etc.), sem dúvida, todas essas preocupações são ainda maiores se não tem um relacionamento ou não quer ter um filho com o pai biológico.

Muitos dos pensamentos e ansiedades que a preocupam podem tornar-se em sonhos “muito reais”, umas vezes positivos (“O que vou vestir quando ganhares o Prémio Nobel?”), outras negativos, com pesadelos sobre problemas com o parto, o bebé, malformações, etc.
Não se preocupe, não é real, são apenas sonhos causados pela inquietação do momento que está a viver.

Mudanças físicas:
A gravidez está a tornar-se visível para todos à medida que a cintura aumenta. De agora em diante a sua barriga crescerá semana após semana.

O aumento do fluxo sanguíneo, durante este período, faz com que o rosto fique mais luminoso. As hormonas ativas tornam a pele mais oleosa e brilhante. É o chamado “brilho da gravidez”. Vai ficar linda e deslumbrante!

Por outro lado, é natural que os seus pés inchem e as costas doam durante esse período, também é possível ter pequenos problemas de esquecimento ou concentração. Embora a verdadeira razão seja desconhecida, o “cérebro de grávida” pode ter uma razão biológica ou ser o resultado dos pensamentos incessantes da mente.

A Humana Portugal Lda., é uma empresa DMK Baby, do grupo alemão Deutsches Milchkontor GmbH, empresa líder na investigação, desenvolvimento e produção de alimentos para bebés e crianças, que fabrica e distribui produtos em mais de 50 países em todo o mundo. A Humana comercializa em Portugal uma gama completa de leites para bebés e crianças, suplementos infantis e alimentos homogeneizados 100% biológicos e suplementos alimentares, especialmente desenvolvidos para satisfazer as necessidades de lactentes e crianças.

A gama de produtos Humana encontra-se disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira em toda a rede de farmácias e parafarmácias.

Pin It on Pinterest

Share This