5ª Fase da Gravidez: Nascimento

Começa a contagem decrescente para o nascimento e podem surgir alguns medos e incertezas, já que tudo a partir de agora é imprevisível e difícil de planear. Mas embora o parto seja, sem dúvida, uma experiência stressante, não dura muito tempo e quando terminar terá, como recompensa, um bebé lindo nos seus braços.

O início das dores de parto é percebido como um alívio (“Chegou a hora!”). Mas depois começa um período stressante em que precisa de se deixar levar, suportar a dor e colaborar; tudo ao mesmo tempo. Portanto, uma decisão muito importante deve ser tomada (contanto que o processo evolua normalmente): Anestesia, sim ou não? E, em caso afirmativo, que tipo, quando e quanto? Ou pode preferir dispensar os anestésicos e, desse modo, ter um papel mais ativo e viver a situação com outra intensidade. No entanto, o grau de liberdade que você tem a esse respeito também vai depender muito da equipa médica que a assistir no parto.

Esta é uma situação em que pode sentir uma grande variedade de emoções: do esgotamento completo à euforia total. Se é o seu primeiro bebé, pode ter uma sensação esmagadora de responsabilidade e de que a vida mudou para sempre. A sua casa deixou de ser só de adultos, é agora completada com este pequeno ser que você trouxe ao mundo.

O primeiro encontro com o seu bebé logo após o nascimento é sempre muito impactante: embora tenham vivido junto durante meses, ainda não o tinha visto! Pode apaixonar-se pelo seu bebé instantaneamente. No entanto também é perfeitamente normal se precisar de um pouco mais de tempo para desenvolver um apego profundo. Pode simplesmente sentir-se muito cansada após o parto para estabelecer ligação com o bebé imediatamente. É perfeitamente normal que a seguir ao parto os sentimentos fiquem confusos.

Como uma imensidão de diferentes hormonas invade o seu corpo, nos primeiros dias após o parto pode até sentir tristeza. Entre cinco e oito em cada dez mães sofrem de depressão pós-parto em algum momento. Felizmente, esses sentimentos duram pouco e geralmente desaparecem em algumas semanas. Não hesite em pedir ajuda ou em falar com alguém sobre isso e sobretudo não se culpabilize se não sentir imediatamente a alegria e o amor que imaginou.

Parabéns, mãe, conseguiu! Já realizou o seu sonho e tem o seu bebé nos braços, uma experiência maravilhosa.

A Humana Portugal Lda., é uma empresa DMK Baby, do grupo alemão Deutsches Milchkontor GmbH, empresa líder na investigação, desenvolvimento e produção de alimentos para bebés e crianças, que fabrica e distribui produtos em mais de 50 países em todo o mundo. A Humana comercializa em Portugal uma gama completa de leites para bebés e crianças, suplementos infantis e alimentos homogeneizados 100% biológicos e suplementos alimentares, especialmente desenvolvidos para satisfazer as necessidades de lactentes e crianças.

A gama de produtos Humana encontra-se disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira em toda a rede de farmácias e parafarmácias.

Pin It on Pinterest

Share This