6ª Fase: Pós-Parto / Puerpério

Uma das etapas mais importantes da vida da mulher é o período após a gravidez, que é conhecido como “puerpério”, ou período pós-parto. Esta é também uma altura de grande exigência física e emocional porque agora não só tem de cuidar do seu bebé como também de você mesma.

Esta é uma fase que se caracteriza por muitas emoções diferentes, desde sentimentos intensos de felicidade até estados de desanimo e instáveis. E fisicamente, o seu corpo experimenta inúmeras mudanças. O motivo é simplesmente a exaustão resultante do esforço físico, fadiga e uma menor capacidade cognitiva devido à mudança do ritmo circadiano.

Cuidar do bebé é agora uma prioridade. Ele dita o ritmo, e resta pouco espaço para as suas próprias necessidades e desejos que, por enquanto, passam para segundo plano. Tudo gira em torno das necessidades do novo membro da família. Você não se cansa de olhar para o seu bebé e descobrir todas as gracinhas e pequenas particularidades.

No entanto, por causa das mudanças físicas e hormonais do seu corpo, é possível que possa sentir tristeza pós-parto: afeta 50-80% das mães e aparece principalmente no terceiro dia. As lágrimas brotam sem razão aparente, você fica facilmente irritada e sente-se desmotivada e triste. Isso pode durar um dia, uma semana, às vezes até duas semanas. Mas não se aflija! Se esta melancolia se prolongar, preste atenção aos sinais de depressão pós-parto e não deixe de pedir ajuda. Especialistas falam em depressão pós-parto se a tristeza e o desinteresse pelo bebé começarem nas primeiras seis semanas após o nascimento e durarem pelo menos duas semanas. Converse com seu médico sobre como você se sente.

Provavelmente as mães, especialmente se são mais novas ou num primeiro filho, sentem-se inseguras logo após o parto e questionam se estão realmente a fazer tudo bem, se seguram e alimentam o bebé adequadamente ou se dão o amor suficiente. Sentir-se segura no seu “novo” papel de mãe, é uma sensação que se vai consolidando com o contacto próximo e constante com a criança.

Os fatores que por vezes criam dificuldades para estabelecer um vínculo de apego com o bebé são, por exemplo, problemas com a amamentação, problemas digestivos (dor de estômago, cólicas), problemas de sono (o bebé acorda com frequência ou chora muito durante a noite), bem como preocupações sobre possíveis perigos para a criança (morte súbita do bebé). Mas tente não se preocupar. Lembre-se que muitas mulheres já passaram por tudo isso e ultrapassaram estas fases sem problemas!

Muitas vezes, através do seu filho, começa a estabelecer novas relações sociais no seu ambiente, no seu bairro ou quando vai às compras. Mesmo assim, especialmente se o trabalho foi interrompido, algumas mães sentem-se socialmente isoladas, especialmente durante as primeiras semanas do bebé.

Existem algumas indicações simples que deve seguir após o parto:

  • Descanse sempre que puder e livre-se de todas as responsabilidades familiares, exceto as de alimentar o seu bebé.
  • Alimente-se de forma adequada, já que sofreu inúmeras mudanças e precisa acostumar-se a elas.
  • Não hesite em delegar tarefas ou contratar alguém para minimizar a fadiga. Se puder contratar uma pessoa para ajudá-la, terá mais tempo para cuidar de si e do seu bebé.

Desfrute muito do seu bebé! Sabia que ele é o único ser vivo que sorri intencionalmente para os seus pais? Desejamos-lhe uma feliz maternidade.

A Humana Portugal Lda., é uma empresa DMK Baby, do grupo alemão Deutsches Milchkontor GmbH, empresa líder na investigação, desenvolvimento e produção de alimentos para bebés e crianças, que fabrica e distribui produtos em mais de 50 países em todo o mundo. A Humana comercializa em Portugal uma gama completa de leites para bebés e crianças, suplementos infantis e alimentos homogeneizados 100% biológicos e suplementos alimentares, especialmente desenvolvidos para satisfazer as necessidades de lactentes e crianças.

A gama de produtos Humana encontra-se disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira em toda a rede de farmácias e parafarmácias.

Pin It on Pinterest

Share This