Adeus,maminha!
Amamentar é muito mais do que apenas alimentar o bebé. É um ritual de proximidade inigualável. Como tal, é uma experiência maravilhosa para muitas mamãs e para os seus bebés. No entanto, um dia, terá de terminar. Mas quando será o momento certo para deixar de amamentar? Será quando a mãe e o bebé estiverem preparados para esse momento. Esta é uma decisão muito pessoal!
Fale com o seu pediatra ou outro profissional de saúde, para saber qual o momento certo para o fazer, e de que forma.
Normalmente, o leite materno deixa de ser suficiente como fonte alimentar única, entre o 5.º e o 7.º mês de vida, porque é nesta fase que aumentam as necessidades nutricionais do bebé. Saiba mais aqui, sobre quando começar a introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebé.
Perguntas sobre a introdução de alimentos sólidos
Durante quanto tempo devo amamentar exclusivamente o meu bebé?
Os especialistas em nutrição, recomendam que os bebés devem ser amados exclusivamente durante pelo menos os primeiros quatro meses de vida e, o mais tardar, até o início do 7.º mês. Isto é particularmente importante para bebés com maior risco de alergias.
Após o 6.º mês de vida, o seu bebé tem uma maior necessidade de energia e de ferro que terá de ser complementada com outro tipo de alimentação. Mesmo que substitua gradualmente o aleitamento materno por uma papa para bebé e, mais tarde, transite para uma alimentação familiar equilibrada, o seu bebé continuará a precisar de leite materno ou de leite para lactentes, durante todo o primeiro ano de vida. Fica ao seu critério decidir por quanto tempo irá complementar as refeições do bebé, com a amamentação.
Se tiver, ou quiser deixar de amamentar mais cedo, existe uma variedade de alimentos para bebé* disponíveis, especificamente adaptados à idade do seu bebé. É aconselhável falar com o seu pediatra ou outro profissional de saúde antes de começar o desmame e introduzir uma fórmula láctea.
*Atenção: O leite materno é o melhor alimento para o seu bebê. Associações especializadas e instituições de investigação recomendam que os bebés devem ser alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de vida, ou de uma forma parcial. Fale com o seu pediatra ou outro profissional de saúde se pretender parar de amamentar, e quiser introduzir uma fórmula para lactentes ou se quiser introduzir alimentos sólidos antes do 6.º mês de vida do seu bebé.
Como é que funciona a transição para alimentos sólidos?
Se o seu bebé bebe menos leite, a sua produção de leite adapta-se naturalmente e em conformidade com essa situação.
Embora possa começar a introduzir alguns alimentos sólidos na dieta diversificada do seu bebé, a partir do 4º mês de vida, para que ele tenha um bom desenvolvimento, vai ser sempre necessário continuar a dar-lhe leite durante o primeiro ano de vida.
Se pretender deixar de amamentar, consulte o seu pediatra ou outro profissional de saúde sobre qual a melhor opção a utilizar como alternativa ao leite materno.
Para poder dar todos os nutrientes ao seu bebé, mesmo após o desmame, tem ao seu dispor uma alimentação certificada *. Deve substituir uma das refeições de leite materno, por um biberão de leite para lactentes. Se o seu bebé aceitar bem este novo tipo de alimentação, poderá começar a substituir gradualmente noutras refeições.
O nosso conselho: O mais importante na transição é a paciência. Não se coloque sob pressão. Ouça o seu corpo e, acima de tudo, faça a transição ao seu próprio ritmo.
Quando devo introduzir alimentos sólidos?
O seu bebé está suficientemente desenvolvido para começar a comer a sua primeira sopa ou papa láctea, no início do 5º mês ou, o mais tardar, no início do 7º mês. Normalmente, os primeiros alimentos sólidos são introduzidos na hora do almoço, antes da amamentação ou do biberão. Se quiser saber mais sobre a introdução de alimentos sólidos, leia aqui.
Como sei quando o meu bebé está preparado para a alimentação complementar?
O seu bebé irá dar-lhe vários sinais indicando que está pronto para recebr os alimentos sólidos.
- O bebé observa avidamente a mãe enquanto ela come, seguindo com os olhos cada movimento do alimento, até à boca.
- Abre a boca, dá estalidos com os lábios e move a cabeça em direção à colher.
- Começa a mastigar e o reflexo de impulso com a língua enfraquece, ou seja, mantém o alimento na boca e mastiga-o sem o reflexo de o empurrar para fora.
- Mastiga enquanto continua a mexer as mãos e os brinquedos, e baba-se muito.
- Fica cada vez mais impaciente entre as mamadas e o intervalo entre elas é cada vez menor.
Quer saber mais sobre alimentos complementares? Então, leia aqui.
Importante: O leite materno é o melhor alimento para o seu bebé.
As associações de especialistas e instituições de pesquisa sobre nutrição infantil, recomendam que os bebês devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno durante os primeiros quatro meses de vida.
** Mesmo amamentando parcialmente, vale a pena. Fale com o seu pediatra ou outro profissional de saúde se quiser interromper a amamentação, usar uma fórmula láctea, ou começar a introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebé, antes do 6º mês de vida.