Ler é aprender

 

A importância da leitura nas crianças

A leitura é um dos hábitos que traz maiores benefícios para as crianças. Favorece o desenvolvimento cognitivo, estimula a imaginação, a empatia e, entre muitos outros fatores, faz com que nossos filhos comuniquem melhor.

Introduzindo-a nos primeiros anos de vida a leitura assume uma enorme importância.

Sabemos que encontrar tempo para ler um livro é complicado, e que dar o exemplo é, às vezes, uma missão impossível com o ritmo de vida que levamos, mas é importante que toda a família entenda o enorme valor da leitura, como a base fundamental de aprendizagem.

Benefícios da leitura na primeira infância

De pedagogos a psicólogos, professores e pais, todos concordam que a leitura tem um valor incalculável quando se trata de desenvolvimento.

O hábito de ler por prazer gera nos nossos filhos inúmeros benefícios, que fortalecem o intelecto emocional da criança.

Veja o que é alcançado, quando a criança adota a leitura como parte de sua diversão:

  • A leitura estimula a imaginação e inspira: lendo, fazemos o nosso cérebro gerar estruturas imaginárias, ficar animado, conectar-se com histórias, personagens e desenvolver empatia naturalmente. Além disso, desenvolve a criatividade, que a ajudará a resolver problemas, do dia-a-dia, com mais facilidade e sem ajuda.
  • Favorece o gosto pelo conhecimento desde tenra idade: quanto mais lemos, mais curiosos ficamos em saber o que nos espera na próxima página. O mesmo acontece em crianças, e não apenas perante um livro. Os pequenos que leem regularmente são mais curiosos e desenvolvem naturalmente o gosto pelo conhecimento, em várias situações e pela vida fora.
  • Desenvolve habilidade crítica: uma criança que cresceu com o hábito de ler desenvolve habilidade crítica de uma maneira extraordinária. A leitura gera a capacidade de analisar e estudar o mundo para que as páginas remetem e, é claro, o que rodeia a criança na vida quotidiana. A leitura também os desperta e os torna mais sensíveis a questões do outro e do meio ambiente!
  • Expande o vocabulário e melhora a ortografia: quando começam a escrever, as crianças que tiveram contacto com a leitura, assimilam a aprendizagem mais rapidamente. Para elas, as palavras fazem parte da sua diversão e são-lhes familiares, de modo que os erros ortográficos serão menos frequentes.
  • Melhora a concentração: este é outro dos benefícios mais importantes, agora que os dispositivos eletrónicos são utilizados em grande parte do nosso tempo livre. A leitura torna as crianças capazes de se abstrair e concentrar toda a atenção em seguir a história. Isso na escola fará com que consiga seguir mais facilmente as aulas e sem distrações. O seu cérebro está acostumado a concentrar-se o que é fantástico na fase escolar.
  • Melhora a memória: estimulando o cérebro e melhorando a concentração também é possível reter informações por mais tempo. Criar o gosto pela leitura nas crianças favorece o sucesso escolar, independentemente da idade.

 

Como fazer o meu filho adquirir o hábito de ler?

Pais e especialistas têm uma responsabilidade fundamental, quando se trata de fazer as crianças abraçarem a leitura, como algo mágico e especial. Alguns dos seguintes conselhos podem ser úteis para que valorizem os livros como “portas” para mundos infinitos e cheios de alegrias.

Com essas pequenas orientações, fará com que a sua filha ou filho, aproveite o tempo de leitura e o entenda como algo fundamental no seu desenvolvimento. Vamos lá!

1) Escolha um livro que desperte o seu interesse:

É inútil fazer uma criança ler, quando o que tem pela frente não corresponde às suas preocupações e à sua idade. É necessário encontrar um livro que lhe desperte interesse. Por exemplo, para bebés, devemos escolher livros coloridos com desenhos marcantes e histórias compreensíveis. Para crianças de 6 anos, o melhor são histórias inesquecíveis. Se não sabe o que escolher, pergunte à criança ou ao especialista da livraria.

2) Pais e mães que leem, filhos também:

A criança que cresce vendo os seus pais ler regularmente, desenvolve mais naturalmente a leitura como um hábito, porque despertamos o seu interesse e curiosidade. Quando começam a ler, é um estímulo serem eles a ler uma história aos mais velhos, ou aos irmãos que ainda não sabem ler.  Peça ao seu pequeno para ler, o seu livro favorito à família, antes de ir dormir.

3) Criando o hábito desde tenra idade:

Como se consegue isso? Muito simples: se lhes lermos uma história antes de dormir, eles, muito provavelmente, adotarão esse costume. Se crescerem vendo livros em casa, eles serão algo natural. É simples, desde a infância, um ambiente que favoreça a leitura é essencial ao seu desenvolvimento.

4) Encene as histórias que lê em voz alta!

Adeus timidez. Se fizer de ratinho, ou de gigante, com uma voz muito grave e pausada, é certo que vai conseguir prender a atenção! Solte o ator ou atriz que tem por dentro de si e irá ver que os seus filhos vão ser ótimos espectadores. Ah! E sabe que inventar uma história com personagens que eles gostem, ou em que a família é protagonista, é sempre sucesso garantido.

5) Visitar bibliotecas e livrarias:

A aventura de ir ao mundo dos livros também deve ser uma fonte de alegria. Divirta-se descobrindo novos livros e leia um pouco durante o fim de semana. Este momento mágico funciona muito bem.

6) Crie festas em torno da leitura:

E porque não, organizar um clube de leitura com amigos e filhos? Todos trazem o seu livro favorito, leem e representam as melhores histórias! Se cada um ler uma passagem, o interesse será despertado da melhor maneira.

 

Divirtam-se e boas leituras!

A Humana Portugal Lda., é uma empresa DMK Baby, do grupo alemão Deutsches Milchkontor GmbH, empresa líder na investigação, desenvolvimento e produção de alimentos para bebés e crianças, que fabrica e distribui produtos em mais de 50 países em todo o mundo. A Humana comercializa em Portugal uma gama completa de leites para bebés e crianças, suplementos infantis e alimentos homogeneizados 100% biológicos e suplementos alimentares, especialmente desenvolvidos para satisfazer as necessidades de lactentes e crianças.

A gama de produtos Humana encontra-se disponivel em Portugal Continental, Açores e Madeira em toda a rede de farmácias e parafarmácias.

Pin It on Pinterest

Share This