tudo sobre gravidezdiarreia

1ª FASE DA GRAVIDEZ: PERPLEXIDADE

Semanas 0 – 12

Não há experiência que envolva uma mudança tão grande na vida como tornar-se mãe! Assim que sabe que está grávida, o seu mundo vira de cabeça para baixo, surgem muitas ideias, desejos, esperanças e preocupações.

A notícia da gravidez provoca uma série de reações, embora a incerteza seja a sensação constante durante as primeiras semanas, principalmente se é a primeira vez.

É algo totalmente normal, pois começa um novo período de planos e decisões que afetam o conceito que você tem de si mesma, a sua vida quotidiana, os relacionamentos e a carreira profissional. Ao mesmo tempo há o medo de perder o controle e o fato de que vir a ser mãe limita a independência a que estava acostumada.

Muitas questões surgem, tais como: “Serei capaz de enfrentar este desafio?”; “Como será a minha vida a partir de agora?”; “O que vou fazer para conciliar o trabalho com a maternidade?”; “Como afetará a minha situação económica?”; “Conseguirei ser uma boa mãe?”; “O que vou eu fazer com a gravidez se a criança não for saudável?” “Irá tudo correr bem?”.

Especialmente com o primeiro filho (e, em muitos casos, o único filho), há uma enorme ansiedade por querer fazer tudo bem.

À alegria junta-se a dúvida. Afinal, o seu relacionamento será testado. Haverá menos tempo só para o casal. E é provável que a sua independência e carreira profissional sejam interrompidas por algum tempo.

Certamente ficará surpreendida com as mudanças repentinas de humor que poderá ter durante o primeiro trimestre da gravidez. Pode ter momentos em que se sente extremamente feliz, seguidos por outros em que se sente francamente triste.

Talvez a sua atitude em relação à gravidez varie, levando-a a questionar se é o melhor para si. Não duvide de si mesma como futura mãe por causa disso, porque essa montanha-russa de emoções é comum durante a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem no seu corpo. Não hesite em falar com seu parceiro ou com um profissional sobre como se sente e o que está acontecendo consigo. Não precisa enfrentar as emoções sozinha. E sobretudo não se esqueça: você não está sozinha. Há milhares de futuras mães em todo o mundo que estão a passar pela mesma situação!

Mudanças físicas:
O seu corpo apresenta os primeiros sinais relacionados com o bebé: os seios aumentam de tamanho, sente rigidez e muitas vezes tornam-se muito sensíveis. A aréola escurece. O coração já está a trabalhar para dois, assim como a circulação. No abdómen quase não há mudanças visíveis.

A hormona da gravidez HCG muitas vezes manifesta-se em termos de náusea, especialmente de manhã, antes de se levantar. Cheiros a que está acostumada, de repente, passa a não suportar. Muitas vezes, as mulheres grávidas sentem fadiga e precisam de dormir mais, o que não a deve surpreender.

Não se assuste! Os transtornos iniciais são normais e tendem a melhorar ao longo da gravidez.

 

1 • 2 • 3 • 4 • 5 • 6